Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Steel Band in San Juan - The Invaders

Vamos fazer uma série de discos que traz músicas gravadas com instrumentos incomuns. O primeiro é este logo abaixo, no qual brilha o chamado Tambor de Aço, um instrumento musical de percussão originário de Trinidad e Tobago, muito utilizado no calipso, um dos ritmos musicais caribenhos. A gravação é de uma festa ao vivo na cidade de San Juan, Porto Rico. Não há registro do ano em que a gravação aconteceu, mas parece ser dos anos 60.  

A banda é da ilha de St. Croix, parte das Ilhas Virgens Americanas, um território não-incorporado dos Estados Unidos no mar do Caribe. Todos os integrantes tocam os instrumentos feitos com galões de petróleo usados. Mais exatamente 55 peças, que foram descartadas da indústria da poluição e entraram para a música. 

O aço é cortado em diferentes tamanhos e montado em suportes parecidos com de caixas de bateria. A batida, mais ao centro ou ao meio da peça, é o que proporciona as diferentes notas. O líder da banda Emile Douté permanece na frente dos outros músicos, coordenando o resto dos músicos ao mesmo tempo que toca seu instrumento. 



2 comentários:

  1. Singular mesmo este item, muito raro deve ser de se achar. E a música continua achando seus caminhos, mesmo num local inusual para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música, assim como o esporte, um bem universal. Que cada vez mais essas duas forças sejam um elo de união entre os povos desse planeta.

      Excluir