Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Authentic Calliope Music

Mais um disco de música tocada com instrumento bem incomum. O calíope mostra-se como um instrumento raro já pela quantidade de línguas diferentes nas quais é citado na Wikipedia. Além do nosso bom e velho português, apenas mais 7 idiomas descrevem essa engenhoca. 

"Calíope é um instrumento musical que funciona por meio do uso de gás, vapor ou ar comprimido em grandes tubos e apitos, originalmente vindos de locomotivas. Uma calíope produz som tipicamente estridente, e mesmo versões de menor tamanho do instrumento são audíveis a grandes distâncias. Não há como manipular o tom ou altura, assim, as únicas formas de variação sonora possíveis estão relacionadas à duração das notas. O instrumento foi inventado nos Estados Unidos na década de 1850."

A contracapa do disco ressalta a peculiaridade da invenção, já trazendo nas primeiras linhas uma conceituação do dicionário Webster. Sua história é contada no verso da capa, e fica fácil imaginar a fascinação que causava a ser tocado na época de sua invenção. O calíope ficou popular quando foi introduzido nos barcos a vapor, que navegavam nos rios americanos antes da guerra civil. No entanto, os barqueiros logo acharam um luxo muito caro para ser mantido, pois exigiam muito dos boilers que abasteciam o navio de pressão de vapor.

Assim foram os animadores de feiras e pessoal do circo que adotou o distinto instrumento. Algumas vezes foi adaptado um teclado para acionamento dos pistões, por isso o calíope também é conhecido por piano ou órgão de vapor. Seu som é, de fato, engraçadinho. As músicas executadas nesse disco parecem trilha sonora de carrossel de parque de diversões. Um raro e interessante registro da história da música, aqui nos meus baús em muito bom estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário