Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Lojas de discos em Buenos Aires

Recentemente realizamos um sonho da minha esposa, conhecer Buenos Aires. Como é uma cidade cheia de cultura, famosa por suas livrarias e teatros, a música certamente não ficaria de fora. E não fica mesmo. Garimpar discos na terra dos hermanos é muito bom, e pode demandar bastante tempo se você estiver na fúria vinilica. São várias opções, com lojas para todos os gostos e preços para todos os bolsos. Peguei o endereço de vários locais de compra e venda de discos novos e usados em uma página do site Rate Your Music (*rym). Mas por uma feliz questão do destino a primeira disquería que conheci não estava na minha lista, pois na minha opinião foi a melhor. Lá que achei o disco que eu mais procurava atualmente. E o mais importante, foi ali também o melhor atendimento e conversa sobre música com um portenho. Eduardo é o nome dele. Pensou o que seria de sua coleção após sua partida e decidiu montar a loja. Conhece de tudo, é muito simpático e bom negociador. A Estimado Vinilo fica no segundo andar da livraria El Rufian Melancólico, Rua Bolívar, 857, San Telmo. ATENÇÃO! A Estimado Vinilo mudou de endereço. Agora está na Calle Carlos Calvo 423 (apenas 200 metros de distância do endereço antigo) 

Aqui em cima eu sendo apresentado para os estimados vinis pelo Eduardo. E logo embaixo o que veio de lá para meu baú. Só coisas boas e muito bem cuidadas. 
Também deixei alguns pesos argentinos na Melomania, que fica na Avenida Corrientes 1246. De lá vieram, em duas etapas, três discos do Weather Report. Todos em perfeito estado. Era para ser só um, mas não aguentei... Eles também tem uma boa coleção, bom atendimento e com preços justos. 
Como resultado da minha breve exploração, duas outras lojas precisam ser mencionadas. E que, por coincidência, ficam na mesma galeria, na Av. Corrientes 1382. A primeira é a El Gallo Cantor. Muitos discos bons e um site bem legal! Provavelmente a mais variada em estilos. Foi a loja que minha mão mais coçou. Muitos Beatles, vários Frank Zappa, Led Zeppelin de sobra e muito mais... Vá com dinheiro e não te arrependerás.

Por fim, mas não menos relevante, indico a jazzística Minton's. Ali o negócio e jazz, nada menos, nada mais, jazz em sua mais tradicional vertente. A especialização no estilo é levada muito a sério pelo proprietário, e isso dá um ótimo resultado. Lá fui apresentado a uma máquina de lavar discos de vinil fabricada na Argentina. Era uma versão anterior ao do modelo mostrado no vídeo abaixo, mesmo assim um lindíssimo aparelho! Vi seu funcionamento e deu para perceber que é um projeto que merece respeito.

Conheci outros poucos lugares, alguns com acervo até maior que as indicadas acima, como a Eureka, em San Telmo. Mas alguma coisa não agradou nessas outras, como o atendimento, o preço ou o estado dos discos. De qualquer maneira, ainda haveria muito para ver. Se gostas dos bolachões e vai dar umas voltas ali no país vizinho, reserve um tempo para procurá-los, pois creio fortemente que sua busca não será em vão. Vá para a Argentina, um povo amável, boa carne, vinho, cultura e discos de vinil te esperam.

2 comentários:

  1. Cara, parabens pelo post! Realmente tu deve ter encontrado muita coisa boa por la, e uma pergunta, quanto mais ou menos a media de preço dos discos ? Valeu a pena a garimpagem? Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alessandro!
      Sim, tem muito disco bom lá. Espalhados por muitas lojas também.
      Os preços variam muito. Para vc ter ideia, os que eu comprei custaram o seguinte, em reais:
      Cada Weather Report veio por 40, importados dos EUA, de época e em perfeito estado. O Stevie Wonder, também importado e perfeito, duplo + compacto + livreto intacto, 120. O Mahavihsnu, 30. O Little Richards, 24. E o de tango, 15.
      No geral os valores são parecidos com os do Brasil.
      Achei que valeu a pena. E com mais tempo pra garimpar teria sido muito melhor.
      Grande abraço.

      Excluir