Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Windjammer - Trilha Sonora

O que temos aqui é a trilha sonora de um documentário lançado em 1958. Windjammer é o nome do filme que conta a história do navio Christian Radich e sua tripulação em uma jornada de 34.000 km. Eles partem da capital da Noruega, Oslo, passam pela Ilha da Madeira, atravessam o Oceano Atlântico até o Caribe, param em Nova York, Portsmouth, New Hampshire, até a volta para a cidade norueguesa de Bergen. As execução das músicas ficaram por conta da Cinemiracle Symphony Orchestra, conduzida por Jack Shaindlin. Algumas foram cantadas pelos tripulantes do navio, e pelo menos uma tem a participação do famoso celista Pablo Casals.

LADO A
Abrindo com "Overture", a orquestra lança o som típico de um começo de aventura. Destemida e cheia de esperança. "Windjammer (The Ship)" passa para algo mais dramático, mas não muito grave. "Life On The Oceans Waves" é uma das que contam com os vocais dos marinheiros e parece um hino. É seguida pela calma, folk e também cantada "The Sea Is Green". "Madeira" traz uma sonoridade rapidamente portuguesa. Mas é na "Music of Porto Santo" que os sons dos nossos colonizadores aparece de verdade, inclusive com a participação de músicos nativos da ilha. "Everybody Loves Saturday Night" marca a entrada da embarcação no Caribe, no estilo Calypso. E a primeira parte fecha com "Catalan Melody (Song Of The Birds)", na qual participa Pablo Casals. A alegria da música fica pelo som dos passarinhos ao fundo.

LADO B
"Night Watch (Lullaby)" começa refletindo a noite, o mar e o trabalho daquele encarregado de ficar de olho na escuridão. A segunda música, "Kari Waits For Me", fala sobre a saudade que o marinheiro sente de sua amada. Sentimento doído, mas sempre com esperança. "Marianne" é uma uma passagem suave, graciosa e animada, executada pela Boys' Town Steel Band. A reprise de "Everybody Loves Saturday Night" tem um espírito caribenho e até mesmo do nordeste brasileiro. Alto astral, é um chamado para a festa. As próximas duas, "Sugar Cane" e "Don't Hurry Worry Me" são cantadas pelos animados embarcados. "The Happy Wanderer" é latina, rápida e super percussiva, tocada aqui pela Silverstones Steel Band.  Em "The Crew (Hornpipe)" a orquestra volta com força, segundo a resenha da contracapa, marcando a volta para o navio. "The Village Of New York" é cantada entusiasticamente, marcando a proximidade da famosa cidade. E o disco fecha com a própria "New York", em clima de Broadway.

Um raro e interessante disco. A capa tem alguns probleminhas que demonstram sua avançada idade. O vinil também, está um pouco marcado mas é executado sem problemas do começo ao fim. Tem também um encarte promocional da Columbia, com dicas sobre outros discos e agulhas. Mas o mais interessante é bela foto no interior da capa. Faz lembrar que navegar é preciso...

3 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse documentário. Mais uma coisa bacana que aprendi aqui no seu blog!

    O LP também é de 1958? A arte da capa é magnífica! (Dá até pra pensar em enquadrar...).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu o conhecia, Rodrigo. Na verdade só sei que existe por causa do disco mesmo... Aliás, deve ser um filme bem raro, pois até na própria Wikipedia só se fala sobre ele em 3 línguas.

      Não há nenhum ano impresso no disco. Mas pelo naipe do negócio creio que seja de 58 mesmo.
      Valeu!

      Excluir