Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Vodka a Go Go - The Peace Birds Orquestra

Achei este disco apenas em um lugar, no fórum Audiokarma. Mas era uma edição do Equador e nem registro da capa existe por lá. A minha cópia é brasileira. Vale transcrever o que está nela. A seguir, em negrito.

New Stereo Dimension - Vodka a Go Go - 28 Russian Hits for a Dance Part - Produções FERMATA

Opa, 28 músicas em um disco é coisa pra caramba. Coincidentemente é a mesma quantidade de faixas gravadas pelo Napalm Death no seu Scum de 1987. Tudo a ver os dois estilos, hein? Explico. É que quando vejo um elevado número de músicas em apenas um LP, isso sempre me remete ao estilo grindcore e suas composições relâmpago. Mas vamos voltar ao clima de baile e não de show de metal. Até porque a divisão das músicas executadas aqui é bem mais sutil.

Na contracapa temos os seguintes dizeres.

Vodka a Go Go - Uma Seleção de Músicas Russas Tradicionais Modernizadas, Para Você Dançar Muito a Vontade.

Que descrição interessante da proposta. Primeiro, indica que lá em 1971 as músicas gravadas já eram clássicos. Segundo deixa bem claro que não se trata de músicas contemplativas. É pra balançar muito o esqueleto!

Lado A:
1 - Moscou by night / Casatshok / Black eyes: Som de gente festando em alta já no começo.
2 - Two gitarres / Lagienka / The little bell: Mantém o astral em proposta de ocidente.
3 - Kalinka / The red Saraphan / The moonlight is bright: A festa russa continua rápida. Para pessoas bem equilibradas dançarem. Sem excesso de vodka, digamos.
4 - The path to my lover / Evening twilight / Kosak lullaby: Aqui bateu um pouco a ressaca. O ritmo diminui bastante. Mas o descanso vem bem. O piano dá um toque sonífero.
5 -Raspassholl / The Great Don: O ânimo volta, um pouco mais moderado do que no início. É para quando as pessoas já estão se abraçando, a fim de apoiarem-se umas nas outras para não caírem.

Lado B
1 - Wolga-shippers Song / On the smooth Wolga ice / On the Wolga: Aqui tem melodias mais complicadas para dançar. A orquestra vai lindamente e a platéia aplaude.
2 - The nightingale / It's not the wind rustling in the leaves / The twelp robbers: A virtuosidade é beneficiada pela velocidade. Que músico não sente prazer em aumentar sua velocidade na emissão de notas musicais? O baterista mostra a que veio no fim.
3 - Stenka rasin / The seagull / Have compassion: Mais um momento "descansem e bebam um pouco de água para não passar mal depois". Se bem que alguns já aproveitam para bodear agora mesmo. Eu inclusive.
4 - On the neya / Cornflower / Ah... Why was it so wonderful: Essa é dedicada para que ainda estão de pé e querendo se mexer. Tem um andamento quebrado, diferente de todas as outras.
5 - Campsong / The lark: O final não me parece nada russo, mas fecha bem o concerto.

E afinal de contas, que banda tocou na festa? The Peace Birds Orquestra, Arr. Holger Andersen. Também difícil de encontrar coisas escritas sobre eles. Mas o que importa é que estão por perto e analogicamente registrados em vinil. Um dia ainda tomo uma Stolichnaya ou uma Beluga para ouvi-lo de novo. 

2 comentários:

  1. Interessante. Gosto de música francesa, mas material deste tipo tem muito, junto á música Italiana. Este é mais raro. A capa é bem bacana, também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Acho que não são russos, de fato, tocando. Mas de qualquer forma as músicas são muito bem executadas e divertidas.

      Excluir