Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Cabeça Dinossauro - Titãs

Voltando com mais um disco resgatado por lançamento de novidade. Desta vez o culpado é o senhor Arnaldo Antunes, que poucos dias atrás lançou o disco "Já É". Em 1986 ele ainda estava a toda no Titãs, jogando no mercado o revolucionário Cabeça Dinossauro. Já começa bem pela capa, que é dupla, traz desenhos inspirados em Leonardo Da Vinci, letras e fotos dos integrantes da banda. Mas vamos ao som, faixa por faixa.

1. "Cabeça Dinossauro" é criativa e perturbadora. Sua desconexão logo na abertura do disco é bem vinda, atiça a curiosidade sobre o que está por vir.

2. "AA UU" é um capítulo a parte para mim. Lembro de eu ainda criança (10 anos) estar na sala vendo televisão com minha família. O programa era o Fantástico e lá pelas tantas eles exibem o clipe dessa música. Meu pai ficou chegou a ficar brabo com a música. "Mas o que significa AA UU?" Eu gostei, mas ao mesmo tempo entendi a crítica do meu velho. Sem dúvida uma da melhores do disco, figurando nas top 5.

3. "Igreja" é um punk rock escrito e cantado por Nando Reis. Ele não gostava de muitas coisas quando a compôs. "Eu não gosto" é o que mais se ouve. Cairia como uma luva para a banda Não Religião, que já teve um disco comentado aqui no blog.

4. "Polícia" é, com o perdão da rima, clássico total do rock nacional. Músicas que provocam as autoridades têm o seu lugar na história. O Sepultura colocou mais peso, ampliou e disseminou internacionalmente esse discurso polêmico.

5. "Estado Violência" é um tiro certo de Charles Gavin, sendo a primeira música que ele participa como compositor. Gosto muito da linha de baixo, do efeito estéreo nas guitarras e da letra.

6. "A Face do Destruidor" é a mais curta e caótica do disco. Muito louca. Se as guitarras e os vocais fossem mais pesados viraria um grindcore.

7. "Porrada", composta por Arnaldo Antunes, também tem uma letra muito interessante. Segue linha punk que predomina na obra.

8. "Tô Cansado", resultado de parceria entre Arnaldo Antunes e Branco Mello, não me agrada muito. Mas é interessante pois é um som punk com a forte presença de um piano, coisas que parecem não ter nada a ver uma com a outra.

9. "Bichos Escrotos" é a melhor de todas. Baixão invocado, guitarras diretas, ótima letra, vocais furiosos. A banda deu caráter antológico à obra ao resgatar "Bichos Escrotos", canção que tocavam desde 1982 e que só pôde ser gravada nesta ocasião. Mesmo assim, a censura vetou a faixa nas rádios por conta do verso "vão se foder", o que não desencorajou algumas rádios a tocarem uma versão com a tal frase vetada, às vezes até a própria versão original, o que acarretava um pagamento de multa. (Fonte: Wikipedia)

10. "Família" traz outro estilo para o disco, o reggae. Cantada perfeitamente por Nando Reis é um baita clássico. Alto astral e que merece estar em qualquer playlist decente do rock nacional. "A mãe morre de medo de barata, o pai morre de medo de ladrão..."

11. "Homem Primata" é outro super hit da banda. Quer letra mais atual?

12. "Dívidas" retrata a fome de arrecadação do governo, a burocracia e o desespero de quem está apurado financeiramente. Boazinha.

13. "O Que" tem muito groove, linda linha de baixo e guitarras funk. Foge bem do punk, fechando o disco em uma contradição estilosa. É uma das minhas preferidas.


Um comentário:

  1. Ótima resenha, Alexandre. Também tenho este disco. Havia vendido minha edição em cd e o recomprei em vinil numa feira aqui no Rio baratinho. Minhas prediletas são: "Polícia", "Porrada" e "Bichos Escrotos" Saudações.

    ResponderExcluir