Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Vol 4 - Black Sabbath

Edições diferentes, diferenças gritantes! A que está com a capa riscada é primeira prensagem, 1972. A do lado direito não indica o ano. Mas logo veremos que deve ser alguns anos mais novo. Ambas são nacionais.  
A primeira constatação é que a capa perdeu qualidade. Se antes ela era dupla, pouco tempo mais para frente foi substituída por um simples encarte em preto e branco. Além disso, a versão mais antiga continha um encarte colorido com 4 páginas, o que me faz muita falta por aqui. Mas se você quer ver uma versão completa, confere a postagem na incrível coleção do Marco Antonio Gonçalves, editor do blog Sinister Salad Musikal.
Mais interessante é o selo. A primeira edição tem selos diferentes em cada lado. O lado A tem aquela figura hipnótica da Vertigo. O lado B o nome e crédito das músicas. E o que tem no outro disco? House Records Rap. Hã? Se reparar bem no detalhe da contracapa dessa edição mais recente verá que o símbolo dessa gravadora é uma bolinha dançando, cercada de notas musicais! Tudo a ver, hein?

Infelizmente meu exemplar mais valioso está em condições bem piores que o outro. De qualquer forma, é bom ter um backup de um clássico desse nível.

Mas agora falando sobre as músicas. Acho que alguns dos riffs mais matadores do Mr. Iommi estão nesse disco. Os primeiros acordes de Tomorrow's Dream, Supernaut, Snowblind e Under The Sun já servem para comprovar essa afirmação. Mas é com Cornucopia que a coisa pesa de verdade. A introdução desta música deve ter sido ditada pelo diabo, de tão sinistra que é. E mesmo com tanto peso ainda couberam duas baladas lindas, Laguna Sunrise e Changes.

Falando em Changes, esse lindo clássico que dispensa comentários, ouça abaixo uma cover da música feita pelo Charles Bradley, um cantor de soul que a interpretou magistralmente.

5 comentários:

  1. Massa Golin, realmente esse LP tem Riffs marcantes, e a Cornucopia realmente parece que teve participação dos pés de bode!!

    ResponderExcluir
  2. Ei, mas a Under The Sun também tem um começo sinistro demais, confere!

    ResponderExcluir
  3. Ei, mas a Under The Sun também tem um começo sinistro demais, confere!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo disco. Já tive e com capa dupla + encarte. Sabbath em grande fase. Apesar de não ser fã da banda, vale obviamente a audição.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre muito legal seu blog, queria te agradecer pelo comentário no meu artigo: Black Sabbath criadores de um gênero de rock disseram que chegou o fim. e aproveitar para te convidar a fazer parceria de divulgação de link em nosso blogroll. www.atituderocknroll.com.br e no www.ozzyosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir