Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Never Can Say Goodbye - Gloria Gaynor

Gloria Gaynor, que continua na ativa até hoje, ficou famosa com a música que intitula esse disco. Inclusive há quem diga que Never Can Say Goodbye é a música que inaugura oficialmente a disco music. Como em todo estilo, é difícil marcar um ponto tão preciso na história, mas vale como referência. Minha edição desse álbum é brasileira, lançada em 1975, e tem uma sonoridade bem interessante. Grave forte, como não poderia deixar de ser, e instrumentos bem marcados. 

Todas as músicas seguem no estilo batidão das antigas. All I Need Is Your Sweet Lovin é uma das mais legais. Repare o trombone no final! Mas ela é desbancada por Real Good People, essa sim, uma sonzeira mais nervosa, na pegada do bom e velho funk, pai disso tudo. 

A wiki diz mais: "Gloria Gaynor também foi a primeira artista a gravar versões "extended mix" das músicas e também a primeira a gravar o disco sem pausa. Gloria Gaynor continuou a gravar até que em 1978 eis que surge aquele que até hoje é seu maior sucesso, "I Will Survive". A música visa o ponto de vista de uma mulher recém abandonada, dizendo ao ex companheiro que não precisa mais dele e já pode se virar sozinha. A música fez muito sucesso e em 1980 ganhou o primeiro e único Grammy de Melhor Gravação para Disco Music. "I will Survive" já foi 7 diversas vezes por diversos artistas. Uma de suas regravações mais populares é a feita pelo grupo Cake, nos anos 90."



2 comentários:

  1. Bacana, nunca tinha visto este LP...porém, eu também não busco muito material desta linha disco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Álvaro. Pois nem eu. Caiu na minha mão por acaso. Mas é interessante avaliar os primórdios desse estilo que, na minha opinião, deu uma piorada com o passar dos anos.

      Excluir