Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Legend of the Sun Virgin - Yma Sumac

Yma Sumac, ou Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo foi uma peruana, descendente de reis incas, que alcançava consistentes quatro oitavas na voz. 

A página sobre a história dessa artista está bem completa na Wikipedia. Olha só um trecho: "Nos anos 50, era uma das artistas mais famosas da música exótica, e se tornou um sucesso internacional baseado nos méritos de seu enorme alcance vocal que abrangia notas de baixo-barítono ao soprano ultra leggero, chegando em seu auge, a 4,5 oitavas, numa época onde o alcance de um cantor de ópera variava entre 2,5 e 3 oitavas, morreu com as cordas vocais intactas, trabalhando com sua voz por 55 anos. Seus cabelos negros e roupas extravagantes fizeram dela uma figura popular entre plateias americanas, uma fantasia musical em cores."

Nesse disco ela põe seu canto nas composições de Moises Vivanco, que mostra uma veia bastante dramática no começo dos trabalhos. Mas a última música do lado A muda completamente o astral do disco. De ópera ela torna-se um baile popular cheio de dança e descontração. E continua no lado B com mesma alegria. 

Na sequência ela manda um drive e emenda em algo como tango, com vocais masculinos ajudando. E Volta para tons mais sombrios com os dois pés. A orquestra vai junto vigorosamente, dos sons mais sutis até densas criações. Tem até uns tapas! Casal discutindo e plaf. Como não cair na choradeira assim? No fim o astral sobe novamente com os homens fazendo uma base e ela somando como um violão. Interessante.

Vinil em perfeito estado, fabricado nos Estados Unidos, sabe-se lá em que ano... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário