Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Mapa de Estilos Musicais

Um dos principais critérios para organizar minha coleção é o estilo. Rock, jazz, reggae, clássico, latina, soul/funk, disco e mpb. Certamente que dentro de cada grupo existem os subgêneros. Mas não chego nesse nível. A partir desses cinco vai por ordem alfabética. Certo é que a possibilidade de rotular a música é fascinante por um lado, mas complicada e polêmica por outro. Por isso o que o pessoal do Every Noise fez merece registro.  

Construíram um mapa com mais de mil estilos musicais. Cada denominação tem uma amostra. Ao clicar começa a tocar e deixando o mouse parado sobre ele é informado os nomes da música e do artista Achei a escolha das músicas acertadas, pelo menos nos estilos que explorei. Os sons estão posicionados como uma árvore, onde as formas mais antigas de composição estão na raiz, e as mais novas em cima, no tronco e folhas. Eles informam que a disposição dos resultados pode variar, sendo que, mais em baixo estão os estilos orgânicos, e mais em cima os elétricos. Para o lado esquerdo mais densidade, para o direito menos (até porque não achei uma boa tradução para spikier e bouncier). De qualquer forma, fez sentido. 

A base do trabalho foram dados de 1496 gêneros identificados no Spotify. Por enquanto... Até porque somos muito criativos para inventar nome para as coisas. Por aqui mantenho os meus vinis em apenas oito grandes classificações que dão conta do recado. Mas tenho certeza que algumas coleções justificariam uma abrangência bem maior dentro desse mapa musical.

Olha só um pedacinho do negócio aí embaixo e confere a página que vale o passeio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário