Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Jewish Rhapsodies For Those In Love - The Israeli Strings

Disco raro de música rara. Convenhamos, canções judaicas não são comuns para a grande maioria das pessoas. Falo também por mim, que até colocar este disco na agulha não conhecia nada nesse sentido. Pelo menos não explicitamente, pois posso até ter ouvido canções similares, mas sem saber que eram. Aliás, é difícil escrever sobre um tipo de música que nem está ligado a determinado país, mas sim a um povo. Claro que o primeiro país que pensamos ao falar em judaísmo é Israel, mas está errado afirmar que esse disco, por exemplo, traz músicas israelenses.

Segundo a wikipedia, "um judeu é um membro do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. (...) Os judeus reclamam que ao longo dos séculos vem sendo alvo de uma longa história de perseguições em várias terras, resultando numa população que teve frequentemente sua distribuição demográfica alterada ao longo dos séculos. (...) De acordo com a Agência Judia para Israel, no ano de 2007 havia 13,2 milhões de judeus mundialmente; 5,4 milhões (40,9%) em Israel, 5,3 milhões (40,2%) nos Estados Unidos, e o resto distribuído em comunidades de vários tamanhos no mundo inteiro."

Saindo da história e da geografia e voltando para a arte. O que temos aqui são 12 canções executadas por uma orquestras de cordas. Algumas são bem dramáticas, outras mais românticas. Não encontrei nenhuma referência sobre os músicos e nem sobre o arranjador, Pete King. De qualquer forma, um registro interessante, antigo e raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário