Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Campanhas Publicitárias em Vinil

Esses dois discos estavam perdidos dentro da caixa do curso de alemão que postei uns dias atrás. O da Chevrolet começa com um locutor explicando sobre a produção da música, que é apresentada no disco em várias versões. Diz ele que se trata da maior produção publicitária até então feita para o rádio no Brasil.

Logo surge a primeira versão, que é na pegada de um samba enredo, cantado por várias pessoas. A segunda é mais suave, bem bossa nova, cantada por mulheres. Na sequência os produtores aliviam mais ainda, trazendo-a apenas com voz feminina e violão. A quarta traz um arranjo orquestrado, com cordas, piano e coral. O lado B começa na bossa; flauta, violão e uma moça entoando o mantra publicitário: "Só a Chevrolet pode fazer você viver a vida que sempre quis." Logo depois vem uma versão com guitarras, totalmente jovem guarda. Depois de mais duas com vocais bem tranquilos, é apresentado o samba novamente, dessa vez com a cuíca dominando e encerrando a campanha. 

O outro disco não tem músicas, apenas uma propaganda de um rapaz contando as vantagens do talco Pom Pom enquanto uma mãe fala com seu bebê. São seis versões da propaganda, mas não sei qual a diferença entre elas pois não tive paciência para girar o disco na mão até o fim. Afinal, ele é em 78 rpm e meu aparelho não tem essa velocidade. 

Enfim, digamos que não são discos para se colocar na agulha e apreciar uma ótima música. Mas certamente tratam-se de peças raras, pequenos pedaços da memória da publicidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário