Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Verdade Oficial nos Bastidores do Pantera

Mais um resgate do baú por conta da incrível biblioteca de livros de rock do amigo Vicente. Agora com uma banda que acompanhei o lançamento dos discos em "tempo real". Afinal, eram os anos 90, auge da minha fase de sons pesados. O primeiro contato com o Pantera foi com o clipe de Mouth For War, no saudoso programa Fúria Metal da MTV. A partir daí, conseguir os dois primeiros grandes discos dos caras se tornou obrigatório instantaneamente. Não demorou para que Cowboys From Hell e Vulgar Display of Power entrassem no topo dos meus preferidos. Era muito peso e groove ao mesmo tempo, algo que, na minha opinião, nenhuma banda tinha tanto. 

No lançamento de Far Beyond Driven minha coleção já tinha, em grande parte, lamentavelmente migrado para o CD, mas mesmo assim não deixei de querer o álbum oficial, que foi encomendado na primeira oportunidade, antes mesmo de ser lançado no Brasil. Lembro de ir correndo pra casa com mais dois amigos na ansiedade de ouvir a pedrada. Foi impactante, na verdade até meio assustadora e incompreensível a primeira audição. 

Com o próximo a coisa foi parecida. Acho que não corri de tanta pressa para ouvir a obra, mas o susto com o peso foi maior ainda. The Great Southern Trendkill é absurdamente agressivo, a começar pela primeira música. Aliás, os primeiros segundos de cada álbum deles mostram o caminho seguido pelos irmãos Abbott e seus companheiros. Uma curva crescente e bem inclinada. 
O livro foi escrito pelo baixista, o quieto mas loucão (ainda assim bem mais normal que os outros 3 integrantes) Rex Brown. Ele abre o jogo sobre as diversas fases da sua vida e do grupo, que conquistou um lugar de respeito na música mundial indo contra qualquer imposição comercial. Assim como no livro do Metallica, comentado em postagem anterior, o texto diz bastante sobre a relação deles com outras bandas. Interessante nesse livro que há trechos com depoimentos de outras pessoas importantes nessa alcoólica história. Aí embaixo um trechinho sobre a criação do penúltimo resultado de estúdio, e onde cronologicamente também termina minha coleção. 

Como viram na foto, atualmente só me sobrou em vinil o Vulgar, isso até que o amigo César decida negociar seu Cowboys comigo. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário