Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Afrikaan Beat - Bert Kaempfert e sua Orquestra

Hora de dar uma aliviada depois de tanto rock. Para tal intento não pensei muito, apenas puxei aleatoriamente um disco do baú que guarda meus estimados vinilos de jazz. De lá saiu a batida africana, lançada em 1962 pelo senhor Bert Kaempfert. Ele é ninguém menos que o compositor do clássico Strangers in the Night, muito conhecida na voz de Frank Sinatra. Bem, na verdade há uma polêmica sobre o verdadeiro compositor da canção, mas isso não vem ao caso agora.

Esse alemão, que nasceu em Hamburgo em outubro de 1923, também é considerado um dos maiores representante do easy listening, estilo de música surgida na década de 1950, executada por orquestras e, como bem indica o nome, de fácil audição. Aqui no Brasil costumamos denominar esse estilo de música ambiente. Outro fato relevante sobre Kaempfert é que ele foi o primeiro produtor dos Beatles. Segundo o que consta na Wikipedia a história é a seguinte. "Os Beatles retornaram a Hamburgo em abril de 1961, com apresentações no "Top Ten Club". Enquanto tocavam nesse local, foram recrutados pelo músico Tony Sheridan a agirem como sua banda de apoio em suas apresentações na Alemanha e numa série de gravações para a Polydor Records Alemã, produzidas pelo famoso Bert Kaempfert. (...) Mais tarde, Tony foi premiado com o disco de ouro pela vendagem acima de um milhão de cópias do LP Tony Sheridan and The Beatles." Agora, imagina quanto não vale um disco desse! Melhor nem pensar sobre...

Voltando ao herr Bert e sua Afrikaan Beat. O disco possui 12 músicas e nenhuma delas chega a três minutos de duração. Vejamos.

LADO A
1. Afrikaan Beat: Abre bem o disco. Alegre e divertida possui uma passagem bem característica, que se repete em vários instrumentos de metais e cordas.
2. Secret Love: Passa para uma clima mais sentimental. Muito bonita.
3. Black Beauty: Volta para diversão, desta vez com o auxílio de um coral e flautas. O baixo tem uma sonoridade interessante.
4. Yellow Bird: Calminha. Começa com violão e baixo, e aos poucos ganha mais vida um sopro. É uma música contemplativa, que fornece sentimentos diferentes ao mesmo tempo.  
5. Skokiaan: Em ritmo mais acelerado é dançante e alegre.
6. Echo in the Night: O mais interessante nela são as mudanças no andamento. Romântica.

LADO B
1. That Happy Feeling: É uma das mais legais. Tem alguns elementos que não aparecem em nenhuma outra canção do disco. A alternância entre o coral e os instrumentos de corda são pura nostalgia.
2. Symphony: O trompete comanda o show desde o início. O coral, no início bem baixinho ao fundo, e depois mais ressaltado, a torna especial.
3. Market Day: Muito legal. Em verdade é meio parecida com a faixa que intitula o disco, um pouco mais rápida.
4. Answer Me, My Love: Romantismo puro. Ouça e deixe as lágrimas surgirem lembrando do seu amor se ele estiver distante.
5. Happy Trumpeter: Como indica o nome, pense em um trompetista feliz e terás essa música tocando. Ele contagia todos os instrumentos. Ótima!
6. Back Street: E termina o disco com uma música própria para despedida.

Minha versão é a nacional de 1962. Essa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário