Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

And Justice For All - Metallica

Metallica é minha banda preferida do som pesado. Empatada com Black Sabbath na verdade, mas não deixa de dividir o primeiro lugar. Também tem uma música deles que acho a mais perfeita. Rara de se ver ao vivo, mas que por uma feliz escolha da banda foi tocada no Rock In Rio. "The Frayed Ends of Sanity" é o nome dela. Está lá no And Justice For All, quase perdida no meio de um disco tão bom. Então, vamos vê-lo na íntegra.

"Blackened" inicia a obra magistralmente. Introdução instigante, alguns trechos rápidos e outros nem tanto, riffs monstruosos, vocal e letra invocados, mudança de andamento. Quase 7 minutos do mais evoluído thrash metal. A música que intitula o disco vem na sequencia. A introdução é um solinho tranquilo, permeado pelo peso que chegará com força logo a seguir. É uma das composições mais técnicas. Vai direto para os 4:45 para comprovar essa afirmação. A queda de andamento no fim do solo é outro trecho que comprova isso. Sobre ela faço apenas ressalva quanto ao vocal, pois acho que poderia ser melhor. "Eye Of The Beholder" é a próxima e a terceira melhor do álbum. Tudo perfeito nela.

"One" é uma das poucas do disco que não está na playlist da minha vida. Bem, não atualmente, pois no passado assisti tanto ao videoclipe dela que acabei enjoando um pouco. Claro que é uma super música. Dividida em duas partes bem diferentes, cria climas opostos, primeiro de tristeza, depois de raiva. A parte da raiva mesmo, que sonzeira! Clássico total, que levou pela primeira vez uma gravação de estúdio da banda para as telas de televisão. Logo mais eles tomariam gosto por esse tipo de abordagem...

"The Shortest Straw" mantém a proposta da obra, rápida, agressiva e com mudanças de andamento inspiradas. "Harvester Of Sorrow" tem um ritmo mais arrastado, mas nem por isso é menos pesada. Deve ser uma das que desagradaram os fãs mais radicais, que acusaram a banda de "trair o movimento". Mas que bobagem, hein? Chega a ser ridículo criticar a banda por mudanças de rumo em relação ao seu estilo falando desse disco.

E depois vem o que? "The Frayed Ends Of Sanity". Tiro de misericórdia. Sem comentários. Já falei acima que para mim é a melhor música do Metallica de todos os tempos. Pesada, agressiva, perfeita. Conheci essa música antes mesmo de conhecer a própria banda. Ela era a trilha sonora de um clipe do programa de TV chamado Realce. O video mostrava uma galera de skate detonando em um half pipe. Se as imagens já eram impactantes, a trilha deixava tudo muito mais intenso ainda. Que lembranças...

A próxima é a quase instrumental "To Live Is To Die", a mais lenta e longa do duplo. Boa, tem o falecido Cliff Burton como um dos compositores. "Dyer's Eve" fecha a pancadaria em altíssimo estilo, com muita velocidade e técnica. Na minha modesta opinião, a segunda melhor de todas as gravadas em 1988. Haja pulso pra tocar algo dessa intensidade na guitarra.

Como vêem abaixo, tenho duas cópias deste disco, ambas nacionais. Uma está com a capa meio detonada, a outra em perfeito estado. A dimensão e importância dessa obra justificam plenamente o backup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário