Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Grand Funk Railroad - Grand Funk

Está aí uma banda que ampliou meu gosto musical em grande escala. Grand Funk Railroad, ou apenas Grand Funk, é uma banda dos Estados Unidos que teve seu tempo de glória nos anos 70. Em verdade nunca foram um sucesso tão estrondoso, injustamente, pois qualidade os caras tinham. Este disco, na minha opinião, não é o melhor que eles gravaram, mas mesmo assim é imperdível. Tem uma das melhores aberturas que eu já ouvi. 

Got This Thing On The Move inicia a obra sem trégua, marretando um riff matador que dá vontade de pular. Toda as músicas são boas. Mas, além da primeira, outra que merece destaque é a cover que eles fazem de Inside Lookin Out, gravado originalmente pela banda The Animals. Este disco foi lançado em 1969. Nessa época o baterista, Don Brewer, ainda não compartilhava muito os vocais com o guitarrista Mark Farner. É no próximo disco que o dueto inicia com força, trazendo uma característica muito especial na sonoridade da banda. Um mais agudo, outro mais grave, sintonia perfeita. Lembram um pouco David Coverdale e Glenn Hughes em alguns sons do Deep Purple. 

Meu exemplar é de 1978 e a capa rasgada tem uma fotocópia substituindo a parte da frente. Pelo menos o vinil está muito bom. Se ainda não conhece, vá atrás, ouça este power trio e se apavore. Na sequencia lhes apresentarei o disco definitivo deles...


7 comentários:

  1. Conheço uns 3 álbuns deles. O "We´re an american band" me parece o melhor, mais animado. Saudações!

    ResponderExcluir
  2. É bom, mas marca o início da fase fraca para mim. Os que vieram antes são todos melhores. E Pluribus Funk, essa é a obra prima.

    ResponderExcluir
  3. Bom, para mim esse é o melhor deles, e tem a minha música preferida do Grand Funk: Paranoid! Depois de procurar muito e quase perder as esperanças, encontrei ele em uma loja em Notting Hill, Londres. Imagina um cara feliz!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh man, cool! London, London, what a place to hunt some records.

      Excluir
    2. Acho o E Pluribus Funk um pouquinho mais massa. :-)

      Excluir
  4. Parabéns pelo Blog man! Vou procurar ouvir mais desta banda! abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela visita, Vand. Procure mesmo pois esse trio é dos bons.
      Grande abraço.

      Excluir