Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Heavy Weather - Weather Report

Keep jazzin please. Esse aí não foi um tiro cego. Explorando o blog Sons, Filmes e Afins me deparei com uma boa resenha sobre essa banda e o mesmo disco que tenho aqui. Foi estímulo mais do que suficiente para esquentar na agulha este vinil. O meu foi fabricado nos Estados Unidos em 1977, mas comprado na Argentina em 2014. 

LADO  A
1. Birdland: Mostra o poder do chefe austríaco Zawinul. Os instrumentos dão muito espaço uns aos outros. E quando devem se mostrar simultaneamente, fazem isso de forma magistral. Como bem lembra o Rodrigo, esta faixa chegou a virar hit, raridade para o jazz depois dos anos 70. O nome da música é em homenagem a Charlie Parker, o Yardbird ou apenas Bird.
2. A Remark You Made: também composta por Joe Zawinul, é muito mais relax. Poderia facilmente embalar qualquer cena de amor em um filme.
3. Teen Town: Essa foi feita pelo baixista monstruoso chamado Jaco Pastorius. A virada de batera que a abre mostra onde ele queria chegar. O baterista usa e abusa do cimbal em ritmo frenético, enquanto o dono da partitura faz solos alucinados em espaços exclusivos para seu instrumento. 
4. Harlequin: Veio da habilidade de Wayne Shorter. É conservadora e progressiva.

LADO B
1.Rumba Mamá: Espaço completo ao baterista Badrena e ao percussionista Acuña., parece ter sido gravada ao vivo. É pura percussão e canto em estilo caribenho. Os caras exigem das peles.
2.Palladíum: Shorter nos dá uma breve abertura voltada para o rock. Mas logo depois começa a quebradeira. Super swing em clima de night club.
3.The Juggler: Zawinul em uma viagem muito mais introspectiva e psicodélica. Sem certo nível de volume não se escutam seus momentos mais leves.
4.Havona: Com a segunda canção de Jaco Pastorius as portas se fecham. E ele está possuído. Os outros instrumentos tem momento de descanso, mas ele não. Senta a lenha do começo ao fim. 

Jazz fusion de primeira, em qualquer tipo de mídia que esteja registrado.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo elogio. Sem dúvida é um grande álbum. Fiquei até com inveja, pois só tenho a edição em CD e LP é muito mais gostoso de ouvir.

    Abraço!

    ResponderExcluir