Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Led Zeppelin IV

Tem como ser mais clássico que isso? O poder do disco já se vê de fora. Capa sem nenhum nome de banda ou música. Encarte com letra de apenas uma das gravadas. Mas "que uma"... A proibida das lojas de guitarra. O lado A vai sendo moldado para ela desde o começo. Black Dog tem quase o mesmo impacto causado na abertura de uma obra que a música que inaugura o II. Mas pra mim Whole Lotta Love é imbatível. Falando em começo, da mesma forma que essas duas músicas iniciam com riffs inconfundíveis, Rock'n'Roll também tem uma introdução de bateria que nunca passa despercebida. Misty Mountain Hop tem um dos grooves mais invocados. Não sei porque, mas eu gostaria muito de ver o Audioslave tocando essa música. Four Sticks tem uma jogada estéreo de dar tontura. Parece que a música está circulando no ambiente. Going to Califórnia é daquelas baladas que emocionam. Acho o número de pessoas que chorou com ela seria maior do que aqueles que fizeram o mesmo ouvindo Starway to Heaven, se a última não fosse absurdamente tão mais conhecida. O disco fecha perfeitamente. When The Leave Breaks parece mesmo uma música de despedida. De pessoas que estão saindo para uma nova missão. Gravar Houses of the Holy! 
E o interior da capa refletido no espelho?
O que você vê ali? Eu vejo um cachorro. Alguns dizem que é o diabo...

Um comentário:

  1. interessante como a capa Gatefold aberta dá a visão 100% urbana - em contraponto com o rural da pintura da capa...o Zep foi a mais mística das bandas setentistas.

    ResponderExcluir